BEM-VINDO

Gostaria de deixar claro que o evangelho de Jesus Cristo é para mim motivo de honra,“porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”(Rm 1:16). Tenho, porém, a cada dia, mais vergonha do evangelicalismo pregado nos púlpitos de algumas igrejas e vivido por muitos de seus membros.

O espírito mundano tem assolado e impregnado as mentes e corações do povo de Deus, como um mal que se alastra em todos os setores da vida religiosa: doutrina, liturgia, fé e padrões de conduta. A tal ponto que muitos crentes sinceros, mas negligentes quanto ao conhecimento das Escrituras, têm se deixado enredar “pela astúcia de homens que induzem ao erro” (Ef 4:14).

ARQUIVOS DO BLOG

sexta-feira, 28 de abril de 2017

A Mulher sábia edifica sua casa



















Apresentação em powerpoint CLIQUE AQUI

Tema: A mulher sábia edifica sua casa

Texto: Pv 14:1  “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba”. 

Introdução

Inicialmente é necessário conceituarmos sabedoria.
A Sabedoria do mundo significa grande soma de conhecimentos, ciência, erudição humanas: Psicologia, pedagogia...
Mas a Sabedoria segundo Deus (hokhma / hebraico), personifica a literatura sapiencial - Livros Sagrados e ela tem sempre razão, já que manifesta a vontade de nosso Deus, conforme Proverbios 2:1-11.

A Bíblia nos mostra como construir um lar cristão. Quais as etapas que existem na construção de um lar cristão? A Palavra de Deus nos permite comparar a construção de um lar cristão à construção de um casa. 
Vamos analisar as etapas da construção de uma casa e fazer um paralelo com a construção de um lar, no sentido espiritual.

1.      O projeto


Toda construção precisa seguir um projeto para que tenha harmonia e seja concluído.

1.1.   Projetos humanos

Os projetos do homem são imperfeitos, produto do momento que ele esta vivendo, pois não têm constância nos seus corações e mudam à medida do tempo.

Tg 1:8   “homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos. ”

São imediatistas, pois não sabem o que virá no dia de amanhã.

Tiago 4:14   “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.”.

1.2.   Deus, O Arquiteto

Deus é perfeito em todos os seus caminhos, e tudo quanto faz será bem sucedido.
Hebreus 11:10    porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.
Provérbios 16:1   O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.
Deus, o Arquiteto que sabe todas as coisas nos dá, graciosamente, o  projeto para a construção de nossos lares.
A Bíblia é o roteiro. Mas nós precisamos segui-lo fielmente, buscando cumprir todas as fases e etapas.
 Salmos 119:33   Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim.
Tiago 1:25    Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. 

Agora que temos o projeto, qual a primeira a primeira coisa a ser feita em uma construção? Onde construir um lar?

2.      Construindo os Alicerces


Na construção civil, o solo arenoso ou barrento, no momento da construção pode parecer firme, mas se vier intempéries, chuvas, ou lençol de água subterrâneo, poderão abalar os alicerces e rachar a estrutura da casa. Toda a construção poderá ruir, desperdiçando os esforços e dinheiro gastos.

2.1.   Construindo seu lar sobre a areia

As filosofias e religiões que o mundo oferece, são inconstantes e passageiras – “Ventos de Doutrina. ”
Ef 4.14 - “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. ”

Na década de 60, acreditou-se que a solução para os problemas do homem seria o comunismo, uma sociedade igualitária, social e economicamente. Muitos jovens deram suas vidas por esse ideal, e depois, a experiência mostrou que não era eficaz. A Rússia se desfez, na Alemanha o muro de Berlim ruiu, a China está abrindo suas fronteiras para o capitalismo...  Construção sobre a areia.


A geração dos anos 70 achou que era infeliz por causa da repressão e rigores educacionais. O que eles precisavam era maior liberdade de expressão (lembram o movimento hippie?). Criaram seus filhos dentro dessas “verdades” – formaram uma geração de insubordinados, filhos de pais separados, sem qualquer padrão moral. Homens dos últimos dias.

2Tm 3:1-4 “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,   pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,   desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,   traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus”
Construção sobre a areia.

2.2.   Construindo seu lar sobre a Rocha.

Deus não muda e tudo que faz é perfeito.

Ef 2:20-21 “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor”

Dt 32:3-4 Porque proclamarei o nome do SENHOR. Engrandecei o nosso Deus.   Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.

O Pentateuco foi escrito por Moisés há mais ou menos 3.400 anos atrás (1.450 AC), lá no Oriente, uma outra cultura, um povo que não conhecemos. Mas, apesar disto, não trata de qualquer fato ou assunto que não possamos compreender hoje, Séc. XXI – homem moderno, detentor da mais alta tecnologia. Sabe porque isto é possível?

Por que mesmo que a ciência, a tecnologia, psicologia, etc. tenham evoluído, Deus é sempre atual. Deus não muda, porque é perfeito.

Então, onde construir um lar cristão? Sobre a Rocha - Mt 7:24,25 “Jesus é o arrimo. ”

Agora que o alicerce está pronto, qual a próxima etapa da construção?

3.      Levantando as Paredes e Cobertura

Com o Projeto em mãos e o alicerce pronto, precisamos levantar as paredes e fazer a cobertura.
O material que será utilizado definirá o nível de segurança e privacidade que a casa terá. Por exemplo, sabemos que uma casa de alvenaria é mais segura que uma de palha ou madeira e também dará maior proteção contra a invasão ou acesso ao interior da casa.

3.1.   Privacidade e segurança.

Temos cuidado com o que entra em nossa casa? Nossos olhos e ouvidos são as portas de entrada para as informações do mundo – nosso contato com o mundo exterior. E muitas vezes, mesmo que não tenhamos a intenção, as informações periféricas nos atingirão.
Existem casas que são totalmente livres para o mundanismo.

3.1.1. Livre para o mundanismo.

Uma família que não possui valores sólidos... estará sempre aberta às novidades. Não existe um líder nem um comando central.
Geralmente os pais ficam muito tempo fora de casa e eles próprios estão perdidos no emaranhado de informações que o mundo oferece, sem uma convicção no coração quanto a valores e padrões a serem seguidos. Os filhos ditam normas e são “donos de seu nariz”.
As pessoas do mundo estão totalmente sem limite, os palavrões na presença de pais, ou, quando os próprios pais não servem de exemplo.
O conteúdo das revistas de adolescentes e até os temas da internet, trazem dúvidas de garotas de 13 anos, do tipo: Posso engravidar com 1 só relação?
O que estamos lendo e vendo nos nossos lares (TV, filmes, livros, revistas)?
Você se preocupa com os filmes que seus filhos assistem? Já viu um capítulo dessa novela Malhação? Ou parou para assistir os desenhos “inocentes” que as crianças assitem (soberba, espiritismo e agora, homossexualismo)?
Experimente ficar na frente da TV e veja o conteúdo da programação:
·       Malhação: Adultério e Prostituição
·       Vampirismo, bruxismo:   Satânico
·       Big Brothers: Sexo e lascívia
·       Programas “femininos”: Só conversa de baixaria, espiritismo e fofocas
·       Programas de humor: Brincadeiras torpes, de mau gosto e homossexualismo.

E como deve ser um lar livre do mundanismo e dedicado a Deus?

3.1.2.      Livre do mundanismo e dedicado a Deus

a)       Olhos
Nossos olhos estarão fixos em Cristo e em tudo que Lhe diz respeito. O mundo e sua concupiscência não fazem parte desse lar.

Salmos 101:3; 6 Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará … os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.

Mesmo que agradem aos nossos olhos, não seremos dominados.
Ez 20:7 Então, lhes disse: Cada um lance de si as abominações de que se agradam os seus olhos, e não vos contamineis com os ídolos do Egito; eu sou o SENHOR, vosso Deus.  

b)  Ouvidos  
E os ouvidos, também devem ser cuidados.
1 Coríntios 15:33   Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
Efésios 5:3-4     Mas a impudicícia [1] e toda sorte de impurezas[2] ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe[3],  nem palavras vãs ou chocarrices[4], coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. 

Colossenses 3:16    Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

Nas conversas com incrédulos, mesmo que sejam da família, eles têm liberdade para contar piadas na sua presença, ou ficam constrangidos com determinados assuntos? Você ri das suas piadas?

3.2.   Aconchego  

Chegar-se, para achar conforto e prazer.

3.2.1.     A casa é apenas um “Teto”
A casa de incrédulos muitas vezes se parece com um “Hotel de Trânsito”, um local onde guardam seus pertences e pernoitam. Não há comunhão e as pessoas quase não se veem. As refeições são individuais e quase sempre na frente da TV.

O esposo chega em casa e ainda na porta, começa a ladainha: gás acabou e o almoço não está pronto, a vizinha veio reclamar que a raiz da mangueira vai rachar o muro dela, o Zezinho tem que apanhar, etc.

Os filhos chegam alegres em casa, vão dizer oi e dar um beijo, a mãe alfineta: E aí, conversou a aula toda hoje de novo? Vê se passa nas provas! Ou: Vai, vai, troca logo de roupa e vai fazer tua obrigação.

3.2.2.     A Lar é um “Oasis” – Um lugar de refrigério

Seu marido e filhos consideram sua casa como um lugar de refúgio, agradável, têm prazer em voltar para casa?
a)        Com o marido

Você espera feliz a chegada do seu esposo, preocupada se a comida vai estar pronta, prepara as crianças e evita que tragam aborrecimentos ao pai naquela hora?

Considera seu esposo um irmão querido e só quer lhe fazer bem?

Cantares 4:9-10    Arrebataste-me o coração, minha irmã, noiva minha;.   Que belo é o teu amor, ó minha irmã, noiva minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho, e o aroma dos teus ungüentos do que toda sorte de especiarias! 

b)        Com os filhos
Você conduz seus filhos no caminho do Senhor? O lar é um ambiente de harmonia e amor no qual eles desejem estar? Você os corrige, ensinado-lhes comportamentos de justiça?

Pv 31:26 Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.

Pv 29:17 Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma.

c)         Que maior honra uma mulher pode ter, do que ouvir:
Provérbios 31:28-29     Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo:   Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.

Agora nos estamos com a casa quase pronta: alicerce, paredes e cobertura. Falta só o acabamento. E essa é a parte que mais agrada a nós, mulheres. Tintas, enfeites, plantas...

4.      Fazendo o acabamento


Fachada - É a parte da casa que o mundo vê.

No Lar Cristão – Poderemos comparar com a nossa comunhão com o mundo. Como mulheres sábias, devemos ter todo o cuidado para não sermos consideradas antipáticas aos vizinhos, mas também, ter cuidado redobrado na comunhão com o mundo incrédulo.

Em 2 Coríntios 6:16-17 Deus nos diz: “Sai do meio deles...”     
Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.   Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,

Salmos 1:1 Nos exorta para não andarmos:  “no conselho dos ímpios, caminho, roda...”
Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Amós 3:3 Nos confronta: “Andarão dois juntos”
 Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?

Conclusão


Como está edificada nossa casa?  Estamos cumprindo nosso papel de formadora de ambiente cristão?
Nossos filhos são felizes? Nosso marido é feliz?

O mundo sabe que nela moram servos de Deus? Desejam para eles a alegria e felicidade que veem em nossa vida?

Em Provérbios 31:30-31, temos o consolo e esperança:
Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.   Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.

Que o Nosso Senhor nos abençoe.









[1] Sentimento de pejo ou vergonha, produzido por atos ou coisas que firam a decência.
[2] Imundice
[3] Obscena, sórdida, indecorosa
[4] Gracejo atrevido e grosseiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário