BEM-VINDO

Gostaria de deixar claro que o evangelho de Jesus Cristo é para mim motivo de honra,“porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”(Rm 1:16). Tenho, porém, a cada dia, mais vergonha do evangelicalismo pregado nos púlpitos de algumas igrejas e vivido por muitos de seus membros.

O espírito mundano tem assolado e impregnado as mentes e corações do povo de Deus, como um mal que se alastra em todos os setores da vida religiosa: doutrina, liturgia, fé e padrões de conduta. A tal ponto que muitos crentes sinceros, mas negligentes quanto ao conhecimento das Escrituras, têm se deixado enredar “pela astúcia de homens que induzem ao erro” (Ef 4:14).

ARQUIVOS DO BLOG

terça-feira, 12 de setembro de 2017

OANSE VQ7 Lição 1

OANSE – Obreiro Aprovado Não Se Envergonha
Ministério VQ-7 

(AWANA – Approved Workmen Are Not Ashamed Youth – Journey Bible Study - A Study in Revelation)







Para baixar 
a Apresentação 
clique AQUI









LIÇÃO 1  

UMA VISÃO INESQUECÍVEL DO FUTURO

Leia: Apocalipse 1:1-3; 22:10-21


Quando as pessoas querem saber o futuro, o que elas fazem?
É provável que chamem um vidente ou procurem alguém que saiba ler cartas de tarô. Ou talvez leiam o horóscopo no jornal.
Mas, se pertencem a Deus, elas lêem o livro de Apocalipse.
Você deve estar pensando: Espera aí! Ler o livro de Apocalipse é como ler um livro de mistério em uma outra língua?
É o que parece, mas não é o que Deus quer que seja.
Pelo contrário, Ele quer que você compreenda esse livro. Este curso foi justamente elaborado para acabar com o mistério sobre o livro de Apocalipse e ajudá-lo a obter um conhecimento sobre o final dos tempos, baseado na Bíblia.
Nesta lição, você começará a pesquisar o livro através de uma visão panorâmica, como se fosse observar um grande retrato. Depois, nas próximas semanas, você o estudará mais profundamente, analisando os detalhes do retrato.






Apocalipse 1:3 "Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo."

1 . Autor


João se identifica claramente como o autor desse livro (1:1,4,9; 22:8). Ele era um dos doze discípulos de Jesus, e um dos três do círculo mais chegado de Jesus (Marcos 5:37). João era um pescador, chamado de filho do trovão, porque tinha um temperamento difícil (Marcos 3:17). Porém, mais tarde, ele foi identificado como o apóstolo do amor porque Jesus transformou o seu caráter. Além de Apocalipse, João escreveu o Evangelho de João e l, II, e III João.


João foi um escritor bíblico incomum, porque seus livros foram os que mais falaram sobre a abrangência de tempo na Bíblia. No Evangelho de João, ele escreveu sobre o "tempo" antes da criação (João 1:1-3). O restante do evangelho e as suas três cartas centralizam-se no que era o tempo presente para ele. E, em Apocalipse, ele escreveu sobre o futuro e a eternidade.

2. Leitores

João escreveu para as sete igrejas da Ásia (agora Turquia) descritas nos capítulos 2 e 3 (1:4,11).

3 . Data

João escreveu este livro no final de sua vida, quando estava com 90 anos, por volta do ano 96 d.C. Naquela época, o imperador romano Domiciano governava Israel e perseguia os cristãos e judeus que se recusassem a adorá-lo como Deus. De acordo com a tradição, foi por esta razão que Domiciano exilou João para a ilha de Patmos — uma ilha no Mar Egeu entre a Ásia Menor e a Grécia, que era utilizada como uma prisão romana.

4 . Tema

O livro de Apocalipse revela Jesus Cristo em todo o seu poder e glória. Conta como Jesus irá voltar, vencer o mal e estabelecer Seu reino.

5 . propósito

Para muitas pessoas, o livro do Apocalipse é um livro misterioso. Mas não foi assim que Deus o planejou. Na verdade, deve ser exatamente o oposto. João começou apresentando esse livro como sendo o apocalipse que quer dizer "revelação". Uma revelação é um "descobrir" ou um "desvendar", e não algo que é "misterioso" ou "secreto".
Nesse livro, Deus nos conta o que irá acontecer no futuro. Ele, naturalmente, é infinito e onisciente, e nós não. Por isso não compreendemos alguns aspectos dessa revelação. E é por isso que ela parece misteriosa pra nós.
Por ser um livro difícil de ser entendido, as pessoas tendem a reagir de duas maneiras: algumas evitam completamente o livro, enquanto que outras desviam-se do assunto, preocupando-se mais com suas próprias especulações do que com o que Deus diz em Sua Palavra.




Apocalipse “A revelação de Deus, ou melhor, da verdade sobre Si mesmo e sobre a Sua vontade para o homem”.

Bem-aventurado

feliz; abençoado

Vingança

fazer algo errado, considerando-o como certo, para que a justiça humana seja feita

6. características


A.    Profecia — Apocalipse é, sem dúvida alguma, um livro de profecia sobre o futuro. Sabemos que quase metade do Velho Testamento contém livros proféticos, mas no Novo Testamento, Apocalipse é o único.
B.    Vitória — Este também é um livro de vitórias. João fala sobre a vitória sobre o mundo (16:17-21), sobre o sistema do mundo (11:15), sobre Satanás e, portanto, sobre todo o mal (12:9).
C.    Referências do VT — O Apocalipse é um livro do Novo Testamento repleto de referências do Velho Testamento. João conhecia bem as Escrituras dos hebreus. Quase 3/4 dos versículos referem-se a acontecimentos ou conceitos do Velho Testamento.
D.    Bênção e Advertência Anexas — Finalmente, Apocalipse é um livro com uma promessa e uma advertência específicas incluídas. Deus irá abençoar aqueles que o lerem ou o ouvirem (Veja o Equipese desta semana).







Apocalipse é fundamentalmente um livro sobre Jesus Cristo — como Ele é e o que Ele fará. Enquanto estuda esse livro, veja o que é ensinado sobre Ele. Talvez  você, semanalmente, possa fazer uma lista do que aprendeu sobre Jesus. E para um crescimento ainda maior, identifique  também como você deveria agir conseqüência do que aprendeu.

Por outro lado, Deus irá julgar aqueles que acrescentarem ou tirarem qualquer coisa deste livro: "Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa, e das coisas que se acham escritas neste livro" (22:18-19).

7.  Finais Felizes

Apocalipse completa a Bíblia de outros modos, além de ser o seu último livro. Ele contrasta com o primeiro livro pelo seguinte:
A. Finais — Gênesis é o livro dos começos — do mundo, do homem, da tentação e das nações, por exemplo. Apocalipse é o livro dos finais.
B. Conclusão dos Planos de Deus — Gênesis revela o fundamento dos planos e propósitos de Deus. Apocalipse revela o cumprimento dos Seus planos e propósitos.
C. Recuperação do Paraíso — Gênesis registra como o homem perdeu o paraíso. Apocalipse registra como ele o recupera.
D. Conquista da Morte — Em Gênesis, é introduzida a morte. Em Apocalipse, a morte é conquistada.
E. Fim do Pecado — Em Gênesis, o pecado entrou no mundo. Em Apocalipse, o pecado sai do mundo.

8. Apocalipse e você


Apocalipse contém verdades poderosas para os jovens e adolescentes de hoje. Por exemplo, ele mostra claramente que Deus está no controle deste mundo. Mesmo que Satanás aparenta ser o responsável pelo mundo atualmente, Deus irá cumprir os Seus planos e propósitos. Todo o livro confirma as palavras de Deus em Isaías 46:9-10:
"Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade".

Também ficam evidentes em Apocalipse que Deus é onisciênte e onipotênte. Por todo o livro, vemos o Seu grande poder em ação e também uma visão particular do Seu conhecimento do que está por vir.

        Prepare-se para uma visão do futuro que você jamais esquecerá !

Apocalipse também prova que a vingança pertence a Deus. Embora as pessoas geralmente fiquem impunes agora e pareça que não há muita justiça, um dia Deus irá julgar todo o pecado e fazer justiça. Um dia no futuro, Ele irá cumprir a Sua promessa."A mim me pertence a vingança;   eu é que retribuirei, diz o Senhor" (Romanos 12:19b).

Mas, mesmo no juízo, Deus é gracioso. Ao mesmo tempo em que Ele derrama sua ira sobre a terra em uma diversidade de juízos, Ele estará salvando pessoas.
Além disso, em Apocalipse lemos sobre a condenação final de Satanás. Embora Cristo o tenha derrotado na cruz, ele ainda está livre para tentar afastar as pessoas do Reino de Deus e arruinar a vida dos crentes. Mas um dia ele será lançado no Iago de fogo e enxofre (Apocalipse 20:10).
Há muito pelo que se animar enquanto você estuda Apocalipse. Portanto, prepare-se para uma visão do futuro que você jamais esquecerá!






O que essas verdades de Apocalipse têm a ver com você? Como elas podem encorajá-lo a andar com Deus esta semana? Seja específico e prático.
1.       Deus está no controle do mundo.
2.       Deus é onisciente e onipresente.
3.       A vingança pertence a Deus.
4.       Deus é gracioso mesmo no juízo.
5.      


Satanás está derrotado.







Sempre que via membros de sua igreja desanimados e sobrecarregados com problemas, um pastor costumava dizer: "Animem-se! Eu dei uma espiada no final do livro. Nós vamos vencer!" Saber que o Senhor Jesus Cristo voltará e que um dia nossos problemas acabarão deve fazer com que você viva com confiança e alegria. É ou não é?!






l . Verdadeiro/Falso. O livro de Apocalipse enfoca a derrota dos crentes.
2. O que Deus dará aos lertores e ouvintes de Apocalipse?
3. Qual o propósito principal de Apocalipse?
4. O que significa a palavra Apocalipse?
A.    Um mistério
B.    Algo secreto
C.    Algo que é revelado
D.    Algo desconhecido
5. Para quem foi escrito o Apcalipse?
A.    Cristãos judeus
B.    Igrejas da Ásia
C.    Cristãos de Patmos
D.    Igreja de Jerusalém
6. Qual o personagem principal de Apocalipse?
7. Que tipo de literatura é o livro de Apocalipse?
8. Em que data o livro de Apocalipse foi escrito?
9. Cite pelo menos 3 contrastes entre  Apocalipse e Gênesis.
10. Quem escreveu o livro de Apocalipse?
A.    Tiago 
B.    Paulo
C.    Judas
D.    João

Lição 1 Completada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário