BEM-VINDO

Gostaria de deixar claro que o evangelho de Jesus Cristo é para mim motivo de honra,“porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”(Rm 1:16). Tenho, porém, a cada dia, mais vergonha do evangelicalismo pregado nos púlpitos de algumas igrejas e vivido por muitos de seus membros.

O espírito mundano tem assolado e impregnado as mentes e corações do povo de Deus, como um mal que se alastra em todos os setores da vida religiosa: doutrina, liturgia, fé e padrões de conduta. A tal ponto que muitos crentes sinceros, mas negligentes quanto ao conhecimento das Escrituras, têm se deixado enredar “pela astúcia de homens que induzem ao erro” (Ef 4:14).

ARQUIVOS DO BLOG

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Sonho de Nabucodonosor

Aula de conclusão do Curso de Evangelismo de Criancas  APEC
Gloria Brasil
Manaus/AM/2000

Lição bíblica: A soberania de Deus
Tema: Deus controla todas as coisas
Texto: Daniel 4
Verso para decorar: Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! (1 Timóteo 1:17)
Cântico : Aleluia, Aleluia. (Cânticos de salvação, n.º 22)
Classe: Juniores
Ensino : Que Deus tem poder para controlar todas as coisas.
Que as crianças se sintam protegidas e cuidadas por Deus.
Que elas agradeçam, através da oração, o que Deus tem feito por elas; louvando e glorificando o Senhor.
Método : Monólogo
Recurso Visual: Vestida e caracterizada com roupas reais.

Esboço

Introdução
O REI CAMINHANDO DE UM LADO PARA O OUTRO, E FALANDO CONSIGO MESMO.

- Um dia eu conheci três homens hebreus que acreditavam no Deus eterno, Criador do céu e da terra. Este Deus que eles acreditavam tinha tanto poder que os livrou da fornalha ardente na qual foram jogados. Este Deus os amava muito.

A Bíblia diz (Jr 31:3) que DEUS AMA a você criança, com um amor eterno; por isso Ele quer que você O conheça.

Naquela época eu não conhecia o Deus Altíssimo e nem o Seu grande amor. Hoje eu vou lhes contar uma experiência que eu tive com este Deus.

Andamento

1. Eu, Nabucodonosor, Rei do grande Império da Babilônia, certa noite estava tranqüilo em minha casa e feliz no meu palácio. Após algumas horas de sono acordei, perturbado por um sonho que tive.
Então disse : Tragam à minha presença todos os sábios da Babilônia, para descobrir o significado do meu sonho. (vv. 1-5)

2. Vieram magos, encantadores, feiticeiros. Para todos eu contei o sonho; mas nenhum deles sabia seu significado. Por fim, veio Daniel, um hebreu, no qual há Espírito do Deus Santo, por isto nenhum mistério te é difícil, dize-me o significado do meu sonho (vv. 6-9)

3. O sonho (vv. 10-18) eu estava olhando e vi:
(1) uma árvore no meio da terra, cuja altura era grande; de maneira que a sua altura chegava até ao céu; e era vista até aos confins da terra.
(2) A sua folhagem era formosa, e dava muitos frutos, sustentava a todos;
(4) À sua sombra os animais do campo descansavam, em seus galhos os passarinhos faziam ninhos. Dela dependia todos, homens e animais.
(5) Vi um, como se fosse um anjo, que descia do céu, e dizia:
(a) Derribai a árvore, cortai-lhe os ramos, derriçai-lhe as folhas, espalhai o seu fruto; afugentem-se os animais de debaixo dela e as aves, dos seus ramos.
(b) Mas a cepa, com as raízes, deixai na terra, atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo. Seja ele molhado do orvalho do céu, e a sua porção seja, com os animais, a erva da terra.
(c) Mude-se-lhe o coração, para que não seja mais coração de homem, e lhe seja dado coração de animal; e passem sobre ele sete tempos.
(d) Esta sentença veio do Deus Altíssimo a fim de que conheçam todos os homens que Deus tem domínio sobre os reinos e sobre os homens. E dá poder a quem ele quizer. Faz do fraco forte, e do forte, faz fraco.

4. A interpretação do sonho (vv. 19-26). Daniel, esteve por algum tempo confuso, mas depois falou :
- Senhor meu, o sonho seja contra os que te têm ódio, e a sua interpretação, para os teus inimigos.
(1) A árvore que viste, que cresceu e se tornou forte, cuja altura chegou até ao céu, e que foi vista por toda a terra, cuja folhagem era formosa, e o seu fruto, abundante, e em que para todos havia sustento, debaixo da qual os animais do campo achavam sombra, e em cujos ramos as aves do céu faziam morada, ÉS TU, Ó REI, que cresceste e vieste a ser forte; a tua grandeza cresceu e chega até ao céu, e o teu domínio, até à extremidade da terra.
(2) Quanto ao que viu o rei, um vigilante, um santo, que descia do céu e que dizia: Cortai a árvore e destruí-a, mas a tronco com as raízes deixai na terra, atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; seja ela molhada do orvalho do céu, e a sua porção seja com os animais do campo, até que passem sobre ela sete tempos, esta é a interpretação, ó rei, E ESTE É O DECRETO DO ALTÍSSIMO, QUE VIRÁ CONTRA O REI, meu senhor: serás expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e dar-te-ão a comer ervas como aos bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti, ATÉ QUE CONHEÇAS QUE O ALTÍSSIMO TEM DOMÍNIO SOBRE O REINO DOS HOMENS E O DÁ A QUEM QUER.

O CONSELHO DE DANIEL (V.27):
- Portanto, ó rei, aceita o meu conselho : Abandona teu pecado, teu orgulho. Procura viver uma vida com mais amor para com os outros, principalmente para com os mais humildes. Assim Deus poderá ser mais paciente com O senhor, Rei.

Daniel me deu este conselho porque sabia quanto eu era orgulhoso e vaidoso. E isto é PECADO.

A Bíblia diz em Rm 3:23, que todos pecaram e estão separados de Deus.
O meu pecado era o orgulho. Você é orgulhoso? Pensa que é melhor que os outros? Talvez você não seja orgulhoso, mas, já mentiu, desobedeceu aos pais, pegou coisas dos outros, a Bíblia diz que tudo isso também é pecado. Deus é Santo e odeia o pecado... Você criança, precisa reconhecer que é pecador.

5. O anjo proclama o cumprimento do Decreto (vv.32):
Após um ano, estava passeando pelo palácio real da cidade de Babilônia, ao contemplar toda sua extensão, orgulhosamente proclamei:
- Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade?
v. 30 - Assim como eu, naquele tempo, por ser orgulhoso, não reconhecia que Deus tem poder sobre todas as coisas, Deus quer que você, criança salva, não faça como eu fiz..... Ao contrário, reconheça que Ele tem poder sobre sua vida. Por ex: Sua família.

Falava ainda ouvi uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Não és mais rei. Irás para o meio do campo, das matas. Morarás junto com os animais. Comerás capim como os bois. Ficarás assim por sete tempos.
ATÉ QUE APRENDAS QUE O ALTÍSSIMO TEM DOMÍNIO SOBRE O REINO DOS HOMENS E O DÁ A QUEM QUER.

6. Enfim veio o meu castigo (v. 33):
No mesmo instante, se cumpriu esta palavra. Foi morar nas matas. Passei a comer capim como os Bois.
Meu corpo foi molhado pelo orvalho do céu. Cresceram os meus cabelos como as penas da águia e as minha unhas, como as das aves.
E eu não poderia fazer nada por mim mesmo, assim como você criança, não pode fazer nada por si mesma; para pagar o preço do seu pecado. Mas você precisa saber que CRISTO, o FILHO PERFEITO DE DEUS, MORREU, derramou o Seu sangue, para pagar pelos seus pecados e RESSUSCITOU ao terceiro dia, como diz a Bíblia em 1 Co 15:3-4, e pode lhe dar a salvação.

Clímax

Ao fim dos sete tempos levantei os olhos ao céu, voltei ao meu entendimento.
E clamei ao Senhor : Ó Altíssimo Deus criador do céus e da terra, o que vive para sempre, o teu reino é eterno. Aprendi que os moradores da terra são como se nada fossem; Que ele manda nos astros, nos anjos e em todas as coisas. Ninguém resiste ao seu poder. Quem pode questioná-lo ?

O Deus dos três rapazes judeus e de Daniel, que eu conhecia só de ouvir, agora, tive uma experiência pessoal com Ele. Agora eu poderia louvá-lo e engrandecer O Seu Nome.

v. 34 - Assim como eu reconheci que Deus tem todo o poder no céu e na terra, e pôde perdoar o meu pecado de orgulho, Deus quer que você, criança salva, reconheça que Deus tem todo poder para perdoar aquele pecado que lhe domina.

Apelo:

Assim como eu, você também pode receber o PRESENTE DA SALVAÇÃO.
Você, que ainda não tem certeza de sua salvação, a Bíblia diz, em Rm 10:9 “que se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo” – Você crê que Jesus pagou o seu pecado e quer aceitá-lo como salvador, confessando seus pecados? Pode me procurar depois da aula que explicarei mais a respeito da Salvação.

Conclusão

O AGRADECIMENTO DO REI
Tão logo me tornou a vir o entendimento, também, para a dignidade do meu reino, tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; buscaram-me os meus conselheiros; fui restabelecido no meu reino, e a mim se me ajuntou extraordinária grandeza. Eu agradeci e louvei ao Deus Altíssimo pelo Seu grande poder e majestade.


É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste Blog, desde
que o nome da autora seja mencionado e postado o seu link de origem.  
Lei n .9.610,19/02/98.  http://amulhereapalavra.blogspot.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário