BEM-VINDO

Gostaria de deixar claro que o evangelho de Jesus Cristo é para mim motivo de honra,“porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”(Rm 1:16). Tenho, porém, a cada dia, mais vergonha do evangelicalismo pregado nos púlpitos de algumas igrejas e vivido por muitos de seus membros.

O espírito mundano tem assolado e impregnado as mentes e corações do povo de Deus, como um mal que se alastra em todos os setores da vida religiosa: doutrina, liturgia, fé e padrões de conduta. A tal ponto que muitos crentes sinceros, mas negligentes quanto ao conhecimento das Escrituras, têm se deixado enredar “pela astúcia de homens que induzem ao erro” (Ef 4:14).

ARQUIVOS DO BLOG

terça-feira, 2 de março de 2010

Parte2. Recursos Visuais

Continuação do Estudo sobre o uso de RECURSOS VISUAIS NO ENSINO BÍBLICO.

2. PRINCIPIANTES (4-5 anos)

2.1. CARACTERÍSTICAS

Físicas
 Crescimento e desenvolvimento físico muito rápido.
 São irrequietos, bastante ativos, brincam o tempo inteiro, cansam-se rapidamente, e, por isso, precisam de períodos de descanso.

Mentais A Lição Bíblica pode prender sua atenção por um período de 4 a 10 minutos – o restante do tempo deve ser preenchido com outras atividades.

 O processo de ensino deve envolver seus cinco sentidos – sentir, pegar, etc.
 Têm vocabulário limitado – é necessário conhecer seu universo.
 Não compreendem simbolismos – tomam tudo no sentido literal. Para elas, o “Pai das Luzes” (Tg 1.17) será uma luz enorme rodeada de luzinhas.
 São curiosas e perguntam o tempo todo.
 Não se cansam de ouvir repetidamente as mesmas histórias.
 Concentram-se em uma ou duas idéias de cada vez – não é difícil vermos uma criança nesta idade parar de chorar por uns segundos para prestar atenção em um gatinho e logo perder o interesse e voltar a chorar copiosamente.


Sociais
 Egoístas, mas já estão aprendendo a dividir.
 Gostam muito de estar com outras crianças da mesma idade.
 São observadoras e freqüentemente imitam atitudes dos outros.
 É necessário tomar cuidado com o que se fala na presença delas, pois podem parecer não estar prestando atenção e depois, repetir tudo o que foi dito.
 Ao mesmo tempo, bons modos e comportamentos adequados devem ser freqüentemente reforçados.
 Período ideal para ensinar disciplina: (Pv 22.6; 15; 29.15).

Emocionais
 Geralmente são desinibidas e gostam de participar ativamente das programações.
 Gostam de ouvir seus nomes nos cânticos.
 Querem sentir-se amadas e aceitas pela professora.
 Brincalhonas e voluntariosas precisam aprender a respeitar os adultos.
Espirituais
Começam a despertar para as coisas de Deus e entender o que é certo e errado.
Aceitam naturalmente o plano da salvação e podem crer verdadeiramente.

Precisam:
 Saber que Deus é o Criador todo poderoso.
 Aprender que Deus as ama e se preocupa com elas.
 Ter temor a Deus, sem, contudo, considerá-Lo um “bicho-papão”.
 Crer que a Bíblia é a Palavra de Deus e serem incentivadas a possuir uma – pode até ser a Bíblia ilustrada ou o Novo Testamento dos Gideões.
 Saber que crendo em Jesus elas podem tornar-se filhas de Deus.
 Crer que Deus tudo vê e quer que O obedeçam.

Devem entender que a Igreja é a “Casa do Senhor”: Saber que Deus é o Criador todo poderoso.
 Desenvolver reverência – aprendendo a participar das atividades.
 Sempre que a criança estiver atrapalhando a aula, ela deve ser retirada do meio das outras até que o seu problema seja resolvido.
 Ser disciplinada com firmeza, porém, com amor – lembre-se que Deus a confiou a você.


Devem aprender sobre oração:
 Por que oramos, onde, quando, o que podemos pedir. Por que oramos em nome de Jesus e por que fechamos os olhos ao orar.
 Elas devem compreender que o momento de oração é de extrema solenidade, silêncio e ordem, pois estarão falando com o Senhor.
 Devem ainda, ser ensinadas a orar antes das refeições, de dormir e quando estiverem agradecidas ou em dificuldades.

2.2. SUGESTÃO DE RECURSOS VISUAIS.

Decoração da Sala
 A sala deve ser clara, iluminada e ventilada.
 Deve ter armário para guardar os objetos das crianças e os materiais didáticos.
 Os móveis (mesa e cadeiras) devem ser de tamanho proporcional às crianças.
 Deve ter um tapete para sentar-se no chão.
 As paredes podem ser enfeitadas com figuras de EVA ou feltro, alegres e coloridas: animais, pássaros, insetos, flores, sol, lua, abelhas, ursos, etc.

E ainda: Crianças em sala de aula com rostos expressivos, segurando bíblias.
 Crianças do mundo ouvindo a Palavra de Deus.


Cânticos
 Quase todas as crianças amam a música, e os cânticos podem ser utilizados como auxílio de ensino.
 A música deve ser escolhida, primeiramente, em função da fidelidade que ela tem à Bíblica.
 Devem preparar as crianças para a lição a ser ensinada.
 O professor deverá explicar a letra e a estória do cântico, quando for o caso.
 Bem coloridos, com animais ou coisas da natureza, animados ou com movimentos.
 Não há necessidade de letras impressas, pois a maioria das crianças nesta idade ainda não sabe ler.
 O material deve ser resistente, para que elas possam manuseá-los.

Obs.: Há sugestão de Cd’s de cânticos infantis no item (3. Primários).


Versículos
 Devem ser lidos primeiramente na Bíblia.
 As palavras difíceis e o significado devem ser explicados.
 Depois deve ser mostrado o visual que foi preparado e repetido até completa memorização (Ex: Jo 3:16a).
 Bem coloridos e, de preferência, com figuras que ilustrem o tema, já que muitos não sabem ler.
 Sempre associados à lição que será ensinada.

Aulas
A Lição bíblica, por ser um curto período de tempo, exige toda a atenção das crianças. Tudo o que foi feito até este momento já serviu para dar subsídios e informações preliminares que ajudarão a criança compreender o que será ensinado.

Lições em Cartazes:


 Sobre a Criação do mundo/BettyLukens.






 O nascimento de Jesus.
 Deus fala pela Palavra.
 Boas maneiras na igreja.



 Vida de Crianças da Bíblia: José, Moisés, A criada de Naamã, Samuel/APEC.





E ainda:
 As crianças se identificam com rostos expressivos de plantas:





 Florzinha Mariana/APEC









 De animais/CPAD.










 E até de objetos inanimados: O Guarda-chuva ambulante/APEC.










 O flanelógrafo pode ser utilizado, porém, com figuras grandes
(poucas), já que as crianças nesta idade não prestam atenção
a pequenos detalhes.






Pós-Aula
São atividades que servirão para fixar a lição e de divertimento depois da aula.
Também pode ser algo interessante com que eles possam contar aos pais o assunto da lição:
 Ainda têm pouca coordenação para pinturas e contorno de figuras pequenas – figuras grandes são melhores.
 Caderno com figuras para colorir – sempre relacionadas à lição.





 Jogo de Memória – onde as crianças devem ter a oportunidade de contar algo acerca do assunto, quando conseguir formar um par.






Podem também: Montar objetos enfiados em isopor.
 Pequenas peças coloridas, de cartolina, unidas por cordões (ex. Pastor e púpito, poço e mulher samaritana, manjedoura e bebê, etc.).
 Argamassa para formar objetos que foram mencionados na lição.

Sistema de incentivo:
 Montar o pós-aula durante algumas semanas (projeto ou pintura) e escolher um dia para entrega-lo as crianças, com premiação àquelas que faltaram menos.

 Lembre-se! Folhas soltas são mais fáceis de serem jogadas depois da aula. Uma linda apostila com o nome da criança e um elogio da professora será mais fácil de ser valorizada e guardada.

Boa Aula! Que o Senhor seja glorificado.

No próximo estudo continuaremos com as demais classes. Até lá!.


É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste Blog, desde
que o nome da autora seja mencionado e postado o seu link de origem.  
Lei n .9.610,19/02/98.  http://amulhereapalavra.blogspot.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário