2. PRINCIPIANTES (4-5 anos)
2.1. CARACTERÍSTICAS
Físicas
Crescimento e desenvolvimento físico muito rápido.
São irrequietos, bastante ativos, brincam o tempo inteiro, cansam-se rapidamente, e, por isso, precisam de períodos de descanso.
Mentais A Lição Bíblica pode prender sua atenção por um período de 4 a 10 minutos – o restante do tempo deve ser preenchido com outras atividades.
O processo de ensino deve envolver seus cinco sentidos – sentir, pegar, etc.
Têm vocabulário limitado – é necessário conhecer seu universo.
Não compreendem simbolismos – tomam tudo no sentido literal. Para elas, o “Pai das Luzes” (Tg 1.17) será uma luz enorme rodeada de luzinhas.
São curiosas e perguntam o tempo todo.
Não se cansam de ouvir repetidamente as mesmas histórias.
Concentram-se em uma ou duas idéias de cada vez – não é difícil vermos uma criança nesta idade parar de chorar por uns segundos para prestar atenção em um gatinho e logo perder o interesse e voltar a chorar copiosamente.
Sociais
Egoístas, mas já estão aprendendo a dividir.
Gostam muito de estar com outras crianças da mesma idade.
São observadoras e freqüentemente imitam atitudes dos outros.
É necessário tomar cuidado com o que se fala na presença delas, pois podem parecer não estar prestando atenção e depois, repetir tudo o que foi dito.
Ao mesmo tempo, bons modos e comportamentos adequados devem ser freqüentemente reforçados.
Período ideal para ensinar disciplina: (Pv 22.6; 15; 29.15).
Emocionais
Geralmente são desinibidas e gostam de participar ativamente das programações.
Gostam de ouvir seus nomes nos cânticos.
Querem sentir-se amadas e aceitas pela professora.
Brincalhonas e voluntariosas precisam aprender a respeitar os adultos.
Espirituais
Começam a despertar para as coisas de Deus e entender o que é certo e errado.
Aceitam naturalmente o plano da salvação e podem crer verdadeiramente.
Precisam:
Saber que Deus é o Criador todo poderoso.
Aprender que Deus as ama e se preocupa com elas.
Ter temor a Deus, sem, contudo, considerá-Lo um “bicho-papão”.
Crer que a Bíblia é a Palavra de Deus e serem incentivadas a possuir uma – pode até ser a Bíblia ilustrada ou o Novo Testamento dos Gideões.
Saber que crendo em Jesus elas podem tornar-se filhas de Deus.
Crer que Deus tudo vê e quer que O obedeçam.
Devem entender que a Igreja é a “Casa do Senhor”: Saber que Deus é o Criador todo poderoso.
Desenvolver reverência – aprendendo a participar das atividades.
Sempre que a criança estiver atrapalhando a aula, ela deve ser retirada do meio das outras até que o seu problema seja resolvido.
Ser disciplinada com firmeza, porém, com amor – lembre-se que Deus a confiou a você.
Devem aprender sobre oração:
Por que oramos, onde, quando, o que podemos pedir. Por que oramos em nome de Jesus e por que fechamos os olhos ao orar.
Elas devem compreender que o momento de oração é de extrema solenidade, silêncio e ordem, pois estarão falando com o Senhor.
Devem ainda, ser ensinadas a orar antes das refeições, de dormir e quando estiverem agradecidas ou em dificuldades.
2.2. SUGESTÃO DE RECURSOS VISUAIS.
Decoração da Sala
A sala deve ser clara, iluminada e ventilada.
Deve ter armário para guardar os objetos das crianças e os materiais didáticos.
Os móveis (mesa e cadeiras) devem ser de tamanho proporcional às crianças.
Deve ter um tapete para sentar-se no chão.
As paredes podem ser enfeitadas com figuras de EVA ou feltro, alegres e coloridas: animais, pássaros, insetos, flores, sol, lua, abelhas, ursos, etc.
E ainda: Crianças em sala de aula com rostos expressivos, segurando bíblias.
Crianças do mundo ouvindo a Palavra de Deus.
Cânticos
Quase todas as crianças amam a música, e os cânticos podem ser utilizados como auxílio de ensino.
A música deve ser escolhida, primeiramente, em função da fidelidade que ela tem à Bíblica.
Devem preparar as crianças para a lição a ser ensinada.
O professor deverá explicar a letra e a estória do cântico, quando for o caso.
Bem coloridos, com animais ou coisas da natureza, animados ou com movimentos.
Não há necessidade de letras impressas, pois a maioria das crianças nesta idade ainda não sabe ler.
O material deve ser resistente, para que elas possam manuseá-los.
Obs.: Há sugestão de Cd’s de cânticos infantis no item (3. Primários).
Versículos
Devem ser lidos primeiramente na Bíblia.
As palavras difíceis e o significado devem ser explicados.
Depois deve ser mostrado o visual que foi preparado e repetido até completa memorização (Ex: Jo 3:16a).
Bem coloridos e, de preferência, com figuras que ilustrem o tema, já que muitos não sabem ler.
Sempre associados à lição que será ensinada.
Aulas
A Lição bíblica, por ser um curto período de tempo, exige toda a atenção das crianças. Tudo o que foi feito até este momento já serviu para dar subsídios e informações preliminares que ajudarão a criança compreender o que será ensinado.
Lições em Cartazes:
Sobre a Criação do mundo/BettyLukens.
O nascimento de Jesus.
Deus fala pela Palavra.
Boas maneiras na igreja.
Vida de Crianças da Bíblia: José, Moisés, A criada de Naamã, Samuel/APEC.
E ainda:
As crianças se identificam com rostos expressivos de plantas:
Florzinha Mariana/APEC
De animais/CPAD.
E até de objetos inanimados: O Guarda-chuva ambulante/APEC.
O flanelógrafo pode ser utilizado, porém, com figuras grandes
(poucas), já que as crianças nesta idade não prestam atenção
a pequenos detalhes.
Pós-Aula
São atividades que servirão para fixar a lição e de divertimento depois da aula.
Também pode ser algo interessante com que eles possam contar aos pais o assunto da lição:
Ainda têm pouca coordenação para pinturas e contorno de figuras pequenas – figuras grandes são melhores.
Caderno com figuras para colorir – sempre relacionadas à lição.
Jogo de Memória – onde as crianças devem ter a oportunidade de contar algo acerca do assunto, quando conseguir formar um par.
Podem também: Montar objetos enfiados em isopor.
Pequenas peças coloridas, de cartolina, unidas por cordões (ex. Pastor e púpito, poço e mulher samaritana, manjedoura e bebê, etc.).
Argamassa para formar objetos que foram mencionados na lição.
Sistema de incentivo:
Montar o pós-aula durante algumas semanas (projeto ou pintura) e escolher um dia para entrega-lo as crianças, com premiação àquelas que faltaram menos.
Lembre-se! Folhas soltas são mais fáceis de serem jogadas depois da aula. Uma linda apostila com o nome da criança e um elogio da professora será mais fácil de ser valorizada e guardada.
Boa Aula! Que o Senhor seja glorificado.
No próximo estudo continuaremos com as demais classes. Até lá!.
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