BEM VINDO

Gostaria de deixar claro que o evangelho de Jesus Cristo é para mim motivo de honra,“porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”(Rm 1:16). Tenho, porém, a cada dia, mais vergonha do evangelicalismo pregado nos púlpitos de algumas igrejas e vivido por muitos de seus membros.

O espírito mundano tem assolado e impregnado as mentes e corações do povo de Deus, como um mal que se alastra em todos os setores da vida religiosa: doutrina, liturgia, fé e padrões de conduta. A tal ponto que muitos crentes sinceros, mas negligentes quanto ao conhecimento das Escrituras, têm se deixado enredar “pela astúcia de homens que induzem ao erro” (ef 4:14).


ARQUIVOS DO BLOG

quarta-feira, 3 de março de 2010

Parte5. Recursos Visuais

Ultima Parte do Estudo sobre o uso de RECURSOS VISUAIS NO ENSINO BÍBLICO.

5. ADOLESCENTES (12-14 anos)


5.1. CARACTERÍSTICAS
Físicas
 Período de crescimento e rápida mudança de aparência.
 Têm muito apetite, alternam períodos de muita energia e cansaço.
 Ainda terão que acostumar-se com o novo tamanho e formas do corpo, por isso costumam ser bem desajeitados.
 Alguns terão problemas com a imagem – acne no rosto, magreza ou gordura – e precisarão de ajuda.
 As meninas desenvolvem-se mais rapidamente, ganhando formas arredondadas e movimentos femininos – começam a menstruar nesta fase.
 Os meninos sentem os primeiros pelos no corpo e a mudança na voz – os primeiros sinais da masculinidade começam nesta fase.

Mentais
 Os adolescentes já estão com sua capacidade mental quase totalmente desenvolvida.
 São inquiridores – incentive-os vinculando a história bíblica aos fatos da atualidade. Ex.: O relacionamento de Deus com o povo de Israel.
 Nesta idade estão totalmente aptos a entender conceitos abstratos como: pecado imputado, justiça divina, castigo eterno, redenção, justificação e outros.
 Têm raciocínio lógico – mas às vezes precisam que se lhes apresentem a situação sob mais de um ponto de vista para que possam tirar suas conclusões.
 Têm grande capacidade de memória e devem ser instigados a gravar, além de textos, datas, nomes, eventos e curiosidades bíblicas – promova muitas competições.
 São tímidos para participar da aula e precisam de um forte sistema de incentivo.


Sociais
 Sentem grande necessidade de fazer parte de uma “turma” de amigos.
 Pertencer e ser aprovado por um grupo passa a ser muito importante para o adolescente e isso o influencia em todas as suas decisões – nem sempre acertadas.
 Já podem fazer escolhas – mas precisam de conselhos, pois podem ser precipitados.
 Costumam buscar modelos e ídolos a serem copiados – é o momento de inculcar-lhes padrões cristãos.
 Começam a despertar para o sexo oposto e agora querem participar de atividades mistas, o que é muito saudável, se feito com responsabilidade – ótima oportunidade para competições e gincanas misturando exercícios físicos e bíblicos.


Emocionais
 É um período de muita instabilidade emocional – alternâncias de risos e surtos de mau humor, muitas vezes por razões banais.
 São cheios de segredos e mistérios: da turma, do melhor amigo, etc.
 Geralmente sentem-se incompreendidos e injustiçados pelos pais, professores, o mundo inteiro! Uma boa conversa às vezes ajuda trazê-los à razão.
 É importante e também difícil despertar o interesse do adolescente e ganhar sua confiança – já que ele está sempre aparentando indiferença, atento apenas ao que lhe interessa.

Espirituais
 Duvidam sinceramente de tudo e devem ser orientados com toda a honestidade, procurando esclarecer suas perguntas da melhor maneira possível.
 Perguntas e questionamentos devem ser incentivados, pois possibilita o debate sobre temas que seja de interesse do grupo.
 Se já são salvos, terão crescimento espiritual e vitórias nas lutas contra o pecado.
 Se não são salvos e não se converterem, provavelmente sairão da igreja ou terão grande desinteresse pelas coisas espirituais.
 Debates sobre a vida de santos do passado, podem ajudá-los a tirar lições morais práticas:
os jovens Daniel, José, Davi, Samuel.
O exemplo de desobediência também é importante: Sansão, Saul e alguns reis de Israel.
 Os adolescentes sofrem grande influência do mundo à sua volta e precisam alicerçar sua fé: conhecimento de Doutrinas, estudos mais aprofundados na Palavra de Deus, dependência do Espírito Santo, dedicação ao serviço cristão e vida de oração.

5.2. SUGESTÃO DE RECURSOS VISUAIS

Decoração da Sala
A classe dos adolescentes, ao contrário das crianças menores, não precisa de muitos enfeites, e sim de Quadros informativos, que sempre tragam à tona as verdades bíblicas:

 Quadros das Missões Novas Tribos – excelente recurso que pode ser afixado nas paredes, conforme os assuntos forem sendo estudados e os alunos acompanhariam a cronologia da narrativa bíblica.
















Cânticos Os mesmos critérios utilizados para os juniores.

Versículos Devem ser lidos diretamente da Bíblia – é interessante realizar o jogo “espada para o ar”.
 Incentivá-los à memorização progressiva de versículos por lição, com premiação de marcadores de Bíblias, será uma motivação a mais.

AulasAs aulas devem ser dinâmicas. A preleção do professor deve ser intercalada com participação dos alunos, seja em leituras bíblicas, respostas a questões de aula anterior, versículos... Enfim, se o adolescente não participar vai desinteressar-se!

É importante incentivá-los a ter um caderno de anotações e dúvidas. No período de competições as equipes poderão consultar (aquelas que anotaram!).

A seguir apresentaremos algumas sugestões de métodos e recursos de ensino.

LIÇÕES EM CARTAZES

ESTUDO NO LIVRO DE PAULO AOS ROMANOS
Série da APEC. Aborda os temas condenação, justificação, santificação, eleição, o corpo de Cristo e serviço cristão, com uma linguagem apropriada para essa faixa de idade.










VARAL ESCATOLÓGICOEstudo de escatologia (doutrina das últimas coisas).

A idéia básica é ensinar aos alunos que existe uma ordem de eventos profeticamente determinados pela Palavra de Deus. E que tais eventos ocorrerão aqui neste mundo, tanto na terra quanto no céu.

Para tanto, o professor deve providenciar placas de papelão com o nome de cada evento. Feito isso, na sala de aula o professor deve esticar um cordão de uma parede a outra, à altura de 1,90 m, representando a “Linha de eventos celestes” e, abaixo desse, a 45 cm, um outro cordão, representando a “Linha de eventos que ocorrerão na terra”.

No cordão superior deve pendurar as placas na ordem cronológica dos eventos celestes. Já na linha inferior, da mesma forma, pendurar as placas dos eventos que estarão ocorrendo simultaneamente na terra.
























EQUIPAMENTOS DE PROJEÇÃO: Os equipamentos descritos abaixo projetam imagens em telões ou em paredes, aumentando em muito as dimensões do objeto projetado. Todos necessitam de energia elétrica e estão disponíveis para aluguel em casas especializadas.

DATA SHOW – Sempre ligado a um Micro computador, tem inúmeras aplicações. Pode projetar filmes, figuras, textos, etc. Tem como desvantagem seu alto custo.





















RETROPROJETOR – Projeta imagem e textos copiados em películas transparentes.














SLIDE – Utilizado basicamente para projeção de imagem. Desvantagem: está em desuso.









Pós-Aula

 Debates e competições bíblicas entre equipes, com premiações.
 Os mesmos critérios utilizados para os juniores e mais:













Queridas irmãs,

Chegamos ao fim do estudo. Espero sinceramente ter contribuído para ajudá-las nessa jornada com as crianças, no ministério de ensinar-lhes a Palavra de Deus. Minha oração é que o Senhor as use para Seu louvor. Amém.

Mateus 11:25 Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos..


É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste Blog, desde
que o nome da autora seja mencionado e postado o seu link de origem.  
Lei n .9.610,19/02/98.  http://amulhereapalavra.blogspot.com/