4. JUNIORES (9-11 anos)
4.1. CARACTERÍSTICAS
Físicas Possuem muita energia, são ativos e sadios.
Crescimento físico é mais lento, porém, ganham coordenação e força muscular.
Apreciam atividades ao ar livre – acampamentos, um dia no clube ou zoológico serão excelentes formas de premiações para os juniores.
Os meninos estarão quase sempre molhados de suor e esbaforidos de correr.
As meninas, lindas... Cheias de fivelas nos cabelos, usando cinto, sandálias e bolsa combinando.
Mentais
A Lição Bíblica será a parte mais importante da aula – sua atenção pode durar de 20 a 30 minutos.
Sociais
É a idade da competição – sempre contra o sexo oposto.
Desenvolvem o espírito de equipe e de colecionador.
• É a idade das agremiações e associações – Clubinhos Bíblicos serão muito bem vindos.
• Os meninos gostam de jogos em equipes e procuram a companhia de outros meninos com os quais conversarão sobre futebol, figurinhas, campeonatos, etc.
• As meninas começam a ficar vaidosas, e valorizam as amiguinhas – com as quais conversam muito e também brigam e fazem às pazes o tempo todo.
Emocionais São destemidos e confiantes, gostam de aventuras e não têm muita noção de perigo.
De riso fácil, começam a ter senso de humor, divertem-se muito.
Quando contrariados, ficam irritadiços, mas é passageiro.
Gostam de sentir-se queridos, mas sem demonstrações de carinhos físicos.
Desenvolvem amizades sinceras e quando são salvas, fazem de tudo para que seus amiguinhos conheçam a Jesus como Salvador.
Trazem muitos visitantes para a igreja – se salvas,
é importante ensinar-lhes a evangelizar.
As crianças nesta idade já têm facilidade de concentração e raciocínio lógico.
Têm grande capacidade de memorização – devem ser incentivados a gravar grandes porções das Escrituras.
Distinguem perfeitamente a realidade da imaginação.
Começam a questionar o “porquê” das coisas – e isso deve ser aproveitado explicando os fatos bíblicos à luz da ciência natural, arqueologia, história, etc.
Estão bem adiantados na escola, conhecem geografia e história – conseguem situar o fato bíblico na linha do tempo e no espaço, com datas e locais.
É a idade ideal para despertar definitivamente o interesse e hábito da leitura.
Espirituais Conseguem ver em seus próprios corações a condição de pecadores, pois se vêem constantemente mentindo, desobedecendo, irando-se.
Reconhecem o caráter santo de Deus.
Podem ver Deus como o grande Juiz.
Sentem a necessidade de libertar-se das conseqüências do pecado – estão aptos para a salvação.
Se já é salvo, nesta idade crescerá no conhecimento e temor de Deus.
Os exemplos de heróis que passaram por dificuldades e venceram, podem ser comparadas às suas tentações.
Devem aprender:
Cronologia e geografia bíblicas.
Introdução às Doutrinas: Bibliologia, Teologia, Angelologia...
Confiar em Deus e aprender a orar.
Buscar a direção de Deus e consagrar suas vidas.
A importância do trabalho missionário e de ganhar almas.
Exemplos práticos de comportamentos que agradem a Deus.
O dever e privilégio de contribuir com a obra de Deus.
4.2. SUGESTÃO DE RECURSOS VISUAIS.
Decoração da Sala
É importante que a decoração da sala reflita o assunto que está sendo estudado – servindo de enfeites e ao mesmo tempo de apoio a constantes recapitulações do ensino:
Mapas geográficos – A Terra Prometida, O Antigo Oriente, Mapa Mundial atual, etc.
Mapas históricos/geográficos – As jornadas de Abraão, As jornadas dos filhos de Israel, As 12 Tribos, As viagens Missionárias de Paulo, etc.
Nomes e autores dos livros da Bíblia.
Incentivo à Participação:
Girafa com fita métrica – as crianças devem ser medidas mensalmente na altura (estatura) e somado aos pontos de participação nas aulas (sabedoria) e comportamento (graça). Deve ser anotado em uma tabela (ver ex.) e ao final de um período realizar uma premiação, que pode ser um dia de lazer.
Árvore – árvore dividida por galhos ou ramagens com os nomes de cada criança. Conforme as competições, exercícios, visitantes, versículos decorados, etc. a criança vai ganhando folhas e frutos, até encher toda a árvore. Ao final de um período é feita uma premiação àqueles que obtiverem mais frutos.
João 15:5 “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
Cânticos
Já podem prescindir dos cânticos com muitas figuras e enfeites.
Porém, deve-se ter um blocão com as letras visualizadas, para memorização.
É importante que tenham o hábito de ouvir boa música cristã.
Versículos
Devem ser lidos direto na Bíblia, pela criança.
Depois podem ser memorizados através de quebra-cabeça, jogo de memória, quadro de pregas, quadro de giz, etc.
Tarefas para memorizar versículos em casa, com premiação, serão ótimas opções.
Aulas
As crianças devem acompanhar as lições na Bíblia, comprovando a narrativa com o texto, para consolidar seus conhecimentos.
Não há necessidade de muitas figuras, nem quadros detalhados.
Mas algumas cenas que fixem na mente a narrativa serão importantes.
Também é possível a professora contar a história e os alunos montarem os visuais.
Vários recursos podem ser utilizados:
Flanelógrafos de vários tamanhos: tripé, mesa, mão (dependendo do número de alunos).
Os livros da Bíblia podem ser desenhados em papel cartão, recortados individualmente e manuseados pelos alunos para estudo e memorização.
Figuras de Feltro, Velcro ou de Papel Cartão e letras de Cartolina, com papel camurça colado atrás podem ser usadas sobre o flanelógrafo para ensinar doutrina.
Pós-Aula
Atividades que serão divertidas, competitivas e ao mesmo tempo os ajudarão a crescer na graça e conhecimento de Cristo.
Podem ser usados todos os recursos já mencionados para os primários, e mais:Palavras-cruzadas, caça-palavras, enigma, liga-pontos, uma coluna de acordo com outra, perguntas e respostas, jogo da forca, etc.
CD’s com estórias podem ser tocados por capítulos: a “Maratona Monte Sião” é um bom exemplo (e-mail: vozdemelodia@mps.com.br).
Finalmente estudaremos a turma dos Adolescentes... Preparemo-nos para o desafio. Até o próximo e último estudo da Série: "Parte5. Recursos Visuais".
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário